Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.
Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.
Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.
Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.
DÉCIMA ESTAÇÃO
JESUS RESSUSCITADO NO LAGO DA GALILÉIA
Os Apóstolos voltaram para seu trabalho: a pesca. Durante toda a noite se esforçaram, sem conseguir nada. Desde a costa Jesus os convida a começar de novo. E a obediência os outorga um cardume.
Do Evangelho segundo São João 21, 1-6a.
"Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe eles: Também nós vamos contigo. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam. Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram. Perguntou-lhes Jesus: Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Não, responderam-lhe. Disse-lhes ele: Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes. Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor!"
Comentário
Nos momentos de incerteza, os Apóstolos se unem no trabalho com Pedro. A barca de Pedro, o pescador da Galiléia, é imagem da Igreja, cujos membros, ao longo da história, estão chamados a colocar em obra o mandato do Senhor: "sereis pescadores de homens". Mas não vale unicamente o esforço humano; tem-se que contar com o Senhor, fiando-nos de Sua Palavra, e lançar as redes. Nas circunstâncias difíceis, quando parece que humanamente se colocou tudo de nossa parte, é o momento da confiança em Deus, da fidelidade à Igreja, à sua doutrina. O apostolado, a extensão do Reino, é fruto da graça de Deus e do esforço e docilidade do homem. Mas tem-se que saber descobrir Jesus na costa, com esse olhar que afina o amor. E ele nos premiará com frutos abundantes.
Oração
Senhor Jesus, faz com que nos sintamos orgulhosos de estar na barca de Pedro, na Igreja. Que aprendamos a amá-la e respeitá-la com Mãe. Ensina-nos, Senhor, a apoiar-nos não só em nós mesmos e em nossa atividade, mas sobretudo em Ti. Quem Te percamos de vista, e sigamos sempre Tuas indicações, embora nos pareça difíceis ou absurdas, porque só assim recolheremos frutos abundantes que serão Teus, não nossos.
ORAÇÃO FINAL
Senhor e Deus nosso,
fonte de alegria e esperança,
vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
para dar testemunho de Jesus Cristo
em meio ao mundo.
Te pedimos por Tua Santa Igreja:
que seja fiel reflexo
das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
da ressurreição eterna.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário