Obs.: Como não deu tempo de postar a Via Lucis inteira no tempo que lhe é propício, estou usando o calendário da Forma Extraordinária do Rito Romano, que contêm a Oitava de Pentecostes. Durante essa semana, então, postarei a cinco estações faltantes.
Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.
Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.
Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.
Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.
NONA ESTAÇÃO
JESUS FORTALECE A FÉ DE TOMÉ
Tomé não estava com os demais Apóstolos no primeiro encontro com Jesus ressuscitado. Eles lhe contaram sua alegre experiência, mas não deixou-se convencer. Por isso o Senhor agora se dirige à ele para confirmar sua fé.
Do Evangelho segundo São João 20, 26-29.
Comentário
Tomé não se deixa convencer pelas palavras, pelo testemunho dos demais Apóstolos, e busca os fatos: ver e tocar. Jesus, que conhece tão intimamente nosso coração, busca recuperar essa confiança que parece perdida. A fé é uma graça de Deus que nos leva a reconhecê-Lo como Senhor, que move nosso coração para Ele, que nos abre os olhos do espírito. A fé supera nossas capacidades mas não é irracional, nem algo que se imponha contra nossa liberdade: pelo contrário, é uma luz que ilumina nossa existência e nos ajuda e fortalece para reconhecer a verdade e aprender a amá-la. Que importante é estar apegados à Cristo, embora não O sintamos próximo, embora não O toquemos, embora não O vejamos!
Oração
Senhor Jesus, aumenta-nos a fé, a esperança e o amor. Dá-nos uma fé forte e firme, cheia de confiança. Vos pedimos a humildade de crer sem ver, de esperar contra toda esperança e de amar sem medida, com um coração grande. Como disse ao Apóstolo Tomé, queremos, ainda sem ver, render nosso juízo e abraçar-nos com firmeza à Tua Palavra e ao Magistério da Igreja que instituís-te, para que Teu povo permaneça na verdade que liberta.
ORAÇÃO FINAL
Senhor e Deus nosso,
fonte de alegria e esperança,
vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
para dar testemunho de Jesus Cristo
em meio ao mundo.
Te pedimos por Tua Santa Igreja:
que seja fiel reflexo
das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
da ressurreição eterna.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário