"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sábado, 14 de junho de 2014

Tempo Pascal (XI)

Oração Preparatória

     Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.

     Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.

     Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.

     Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
JESUS CONFIRMA PEDRO NO AMOR


     Jesus chamou à parte Pedro porque quer perguntar-lhe de seu amor. Quer colocá-lo à frente da Igreja nascente. Pedro, pescador da Galiléia, vai converter-se no Pastor dos seguem o Senhor.

     Do Evangelho segundo São João 21, 15-19.

 Comentário

     Pedro, o impulsivo, o animado, fica sozinho com o Senhor. E sente-se envergonhado porque faltou-Lhe quando mais necessitava. Mas Jesus não reprova sua covardia: o amor é maior que todas nossas misérias. O leva pelo caminho de renovação do amor, de recomeçar, porque nunca há nada perdido. As três perguntas de Jesus são a melhor priva de que Ele é fiel às suas promessas, de que nunca abandona os seus: sempre está aberta, de par em par, as portas da esperança para quem sabe amar. A resposta de Cristo, Bom Pastor, é colocá-lo e à seus Sucessores à frente da Igreja nascente, para pastorear ao Povo de Deus com a solicitude de um pai, de um mestre, de um irmão, de um servidor. Assim, Pedro, o primeiro Papa, e logo seus Sucessores são "o Servo dos servos de Deus".

Oração

     Senhor Jesus, que saibamos reagir ante nossos pecados, que são traições à Sua amizade, e voltemos à Ti respondendo ao amor com amor. Ajuda-nos a estar muito unidos ao sucessor de Pedro, ao Santo Padre o Papa, com o apoio eficaz que dá a obediência, porque é garantia da unidade da Igreja e da fidelidade ao Evangelho.

ORAÇÃO FINAL

     Senhor e Deus nosso,
     fonte de alegria e esperança,
     vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
     faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
     para dar testemunho de Jesus Cristo
     em meio ao mundo.

     Te pedimos por Tua Santa Igreja:
     que seja fiel reflexo
     das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
     manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
     santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
     da ressurreição eterna.
     Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.