"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Se Cristo gritou ao Pai, por quê não nós?

Fonte: http://www.la-oracion.com/

     O Papa Bento XVI fez uma catequese no dia 8 de fevereiro de 2012, falando sobre o grito que o Senhor Jesus Cristo deu na Cruz: "Eli, Eli, lamá sabactâni?" (São Mateus 27, 46).
     O Pe. Francisco Armengol diz que podemos tirar três conclusões desta reflexão do Papa:

1- Fé na presença de Deus em meio ao abandono:

     O fato de que Cristo se dirija ao Pai para reclamar-Lhe em Seu abandono em meio ao sofrimento, é uma mostra de confiança de que Ele O escuta e de que, de modo misterioso, está presente. Na Tradição Bíblica, a obscuridade é ambivalente e significa tanto a ausência de Deus, como Sua misteriosa presença.

2- Um sofrimento misterioso na Ressurreição:

     Cristo tomou sobre Si os sofrimentos de todos e os levou à Cruz, mas também à Ressurreição. Cristo sabe que Seu grito obterá resposta na Ressurreição. Da mesma maneira, nossos sofrimentos também têm sentido à luz da Ressurreição.

3- Levar à oração não só nosso sofrimento, mas o dos demais:

     Quando Cristo recita o primeiro versículo do Salmo 22, assume todo o espírito do Salmo. Neste texto, é todo o povo de Israel que sofre pelo abandono de Deus. Cristo leva ao coração do Pai o sofrimento de todo o povo. Na oração devemos levar ao coração de Deus não só nossas cruzes, mas também as cruzes dos demais.

Fonte: La Oración

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.