"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Decálogo dos símbolos da Quaresma

Obra de Murillo - O regresso do filho pródigo, 1668
Fonte:
 http://imagenessagradas.blogspot.com.br/


1- A Quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2- A Quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos disso.

3- A Quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo, ou na conversão de Zaqueu, ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4- A Quaresma é LUZ, como se coloca em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É o trânsito das trevas à luz. Jesus Cristo é a Luz do mundo.

5- A Quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado em textos como a cura do paralítico, ou da cura do filho do centurião.

6- A Quaresma é ÁGUA. É o trânsito da sede de nossa insatisfação à água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto, ou de Jesus à mulher samaritana.

7- A Quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas que sofrem graves perigos e vencem na prova são: José, filho de Jacó; a casta Susana, Ester, o Profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8- A Quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e patenteada com o exemplo de Jesus Cristo, e como sua chamada a carregá-la como condição para o seguimento.

9- A Quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva no caminho quaresmal, pré-anunciada na cena da Transfiguração de Jesus. "Pela cruz à luz".

10- A Quaresma é o esforço por retirar o fermento velho e incorporar a LEVEDURA NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

- Pe. Jesús de las Heras Muela (Decálogos da Quaresma)

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.