"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

domingo, 20 de abril de 2014

Tempo Pascal (I) - Domingo de Páscoa: o Senhor ressuscitou! Aleluia!

Oração Preparatória

     Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.

     Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.

     Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.

     Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.


PRIMEIRA ESTAÇÃO
CRISTO VIVE! RESSUSCITOU!


     Na cidade santa, Jerusalém, a noite vai dando passagem ao Primeiro Dia da semana. É um amanhecer glorioso, de alegria transbordante, porque Cristo venceu definitivamente a morte. Cristo vive! Aleluia!

     Do Evangelho segundo São Mateus 28, 1-7 (cf. Mc 16, 1-8; Lc 24, 1-9; Jo 20, 1-2).

Comentário

     Nos sepulcros geralmente coloca-se "aqui jaz", no entanto no de Jesus o epitáfio não estava escrito, mas disseram os anjos: "Por quê buscais entre os mortos o que vive? Não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24, 5-6).

     Quando tudo parece acabado, quando a morte parece ter dito a última palavra, temos que proclamar cheios de alegria que Cristo vive, porque ressuscitou. Essa é a grande notícia, a grande verdade que dá consistência à nossa fé, que completa de alegria transbordante nossa vida, e que se entrega à todos: "até aos mortos foi anunciada a Boa Notícia" (1 Pe 4, 6), porque Jesus abriu as portas do céu aos justos que morreram antes Dele.

     Cristo, que quis nos redimir deixando-Se pregar em um lenho, entregando-Se plenamente por amor, venceu a morte. Sua morte redentora nos livrou do pecado, e agora Sua Ressurreição gloriosa nos abriu o caminho para o Pai.

Oração

     Senhor Jesus, quisemos seguir-Te nos momentos difíceis de Tua Paixão e Morte, sem nos envergonhar de Tua Cruz redentora. Agora queremos viver contigo a verdadeira alegria, a alegria que brota de um coração apaixonado e entregado, a alegria da ressurreição. Mas ensina-nos à não fugir da cruz, porque antes do triunfo geralmente está a tribulação. E só tomando Tua Cruz poderemos estar completos dessa alegria que nunca acaba.

ORAÇÃO FINAL

     Senhor e Deus nosso,
     fonte de alegria e esperança,
     vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
     faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
     para dar testemunho de Jesus Cristo
     em meio ao mundo.

     Te pedimos por Tua Santa Igreja:
     que seja fiel reflexo
     das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
     manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
     santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
     da ressurreição eterna.
     Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Fonte: La Oración

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.