"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

segunda-feira, 31 de março de 2014

Decálogo dos personagens da Quaresma

Duccio di Buoninsegna - Cura do cego de nascença, 1310.
Fonte:
 http://imagenessagradas.blogspot.com.br/

1 - A SAMARITANA: É o exemplo da pessoa afastada, que se encontra com Jesus, se abre ao Seu diálogo, deixa-se interpelar, abre sua consciência e Jesus transforma sua vida. Necessitava da água viva para limpar as aderências e sujeiras de sua vida anterior. A água de Jesus Cristo a limpa e purifica, e converte-se em outra pessoa e em um testemunho (Jo 4, 1-31).

2 -  A MULHER ADÚLTERA: Personifica a capacidade de misericórdia de Jesus Cristo. Fala do mistério do perdão cristão. Chama a sinceridade do coração e de uma vida reta partindo de nós mesmos. Alerta nossos juízos e prejuízos. Fala da necessária abertura cristã para todas as pessoas, que sempre são dignas do amor e do perdão de Deus. Testemunha a potencialidade salvadora do olhar compassivo de Jesus Cristo (Jo 8, 1-11).

3 - O PAI DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:  É a imagem de Deus Pai rico em misericórdia. Nos recorda Seu amor, Sua bondade, Sua espera. Crê na liberdade e confia no retorno de seu filho. Não questiona, não leva em conta o mal, mas que está sempre disposto ao abraço do perdão, da reconciliação e da vida nova. É justo desde o amor, um amor que não tem medidas nem regras puramente humanas (Lc 15, 11-32).

4 - O FILHO PRÓDIGO: É de novo, imagem dos afastados e daqueles que fazem, em algum momento, uso indevido de sua liberdade e de seus direitos. É protótipo, em primeira instância, de quem pensa só em si mesmo e busca os prazeres rápidos, imediatos e efêmeros. É depois representação da obra da graça, que também desde situações, circunstâncias e conveniências humanas, vai movendo o coração para a conversão. Toma consciência de sua situação de prostração, coloca-se em caminho, deixa-se guiar pela reconciliação e experimentam o dom e a graça imensos do perdão e do amor.

5 - O IRMÃO MAIS VELHO DO FILHO PRÓDIGO: Reflete muito das idéias dos "próximos", dos que se mantêm na Igreja, mas que não abrem de todo sua alma à sabedoria de Deus e à plenitude do Evangelho. Toma "contas", o calculador, tem tudo apontado, tem suas razões e seus direitos. Mas necessita encontrar as verdades, razões e direitos da gratuidade, do perdão e do amor.

6 - NICODEMOS: Representa o homem cabal, religioso e reto que busca a verdade. A Quaresma é tempo para não ancorar-nos na "verdade" de nossos pensamentos e opções, mas de colocarmos em caminho, na busca da verdade autêntica e definitiva (Jo 3, 1-21).

7 - O ENFERMO DA PISCINA DE BETESDA: É o protótipo do enfermo que aguarda a saúde e de quem necessita ajuda dos demais. Era enfermo 38 anos e ninguém lhe havia empurrado à piscina das águas curadoras.O cristão deve estar alerta para descobrir à quem necessite de nós. O enfermo da piscina de Betesda, uma vez curado, é também modelo de agradecimento e de testemunho.

8 - O CEGO DE NASCIMENTO: Representa a obscuridade e a cegueira como enfermidade do corpo e como enfermidade da alma. Quaresma é descobrir as obscuridades de nossa vida cristã e buscar a mão curadora de Cristo, que, através de Sua Igreja, unta o barro e o ungüento da luz nos olhos de nossa alma. A fé é a luz; Jesus é a Luz. Viver sem a fé, viver sem Jesus é obscuridade e cegueira. E o cristão, como o cego de nascimento, uma vez recobrada a vista, deve ser testemunha da Luz (Jo 9, 1-41).

9 - LÁZARO:  É o amigo de Jesus. É o ressuscitado, sinal e primícia da grande Ressurreição de Jesus Cristo, prenda da nossa futura ressurreição. Também nós, se cremos, se mantemos e cultivamos a amizade com Jesus, poderemos ver a glória de Deus e dar testemunho dela com nossas obras. Lázaro, junto às suas irmãs Marta e Maria, fala da necessidade de manter um trato de intimidade com Jesus e de fazer de nossa Quaresma tempo e espaço para nossa Betânia cotidiana (Jo 11, 1-44).

10 - MARIA DE NAZARÉ: É a Mãe, a solidária, a associada à Paixão, Morte e Ressurreição de Seu Filho Jesus Cristo. Olha a Paixão e a Páscoa com olhos e coração compassivos, como Jesus. Testemunha assim a força decisiva da presença, da companhia, de saber estar no lugar onde devemos estar. Maria de Nazaré nos ajudará a permanecer aos pés da cruz dos nossos irmãos, e a saber acompanhá-los com nossa presença e amor em suas Vias Dolorosas (Jo 19, 25-27).

- Pe. Jesús de las Heras Muela (Decálogos da Quaresma)

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.