"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cristo e o anjo

Fonte: Repórter de Cristo
"Ao mesmo tempo, Seus sentimentos eram oprimidos por intenso terror ante a iminente Paixão, como o provam as palavras que seguem no Evangelho: "Apareceu-Lhe então um anjo do céu para confortá-Lo" (cf. São Lucas 22, 43). Que grande foi Sua angústia que um anjo teve que vir do céu para dar-Lhe ânimo!

Ao ler esta passagem não posso deixar de assombrar-me ante à estupidez dos que afirmam ser de todo inútil buscar a intercessão de um anjo ou de um santo difunto. Vêm tais a dizer que podemos dirigir-nos com confiança à Deus mesmo; não só porque está mais perto de nós que todos os anjos e santos juntos, mas porque tem poder de nos dar mais, e deseja fazê-Lo assim mais que todos os santos do céu, qualquer que seja.

São argumentos tão triviais e infundados que só expressam o desgosto e a inveja de quem assim fala pela glória dos santos. Enquanto estes, por sua parte, devem estar com razão desgostosos com tais homens que se esforçam por demolir a homenagem de amor que damos aos santos e a assistência protetora que nos prestam. Por quê estes desavergonhados não raciocinam da mesma maneira nesta passagem, dizendo que o esforço do anjo por consolar à Cristo Salvador era completamente inútil e vão? Que anjo poderia ser tão poderoso como Cristo? Que anjo estava tão perto de Deus como O estava Ele, se Cristo é Deus? O certo é que, da mesma maneira que quis sofrer tristeza e angústia por nossa causa, quis também ter uma anjo para ser consolado. Refutava assim os argumentos sem sentido desses indivíduos, ao mesmo tempo que declarava ser homem verdadeiro: porque assim como os anjos O serviram como Deus ao triunfar sobre as tentações do demônio, também agora veio um anjo Lhe consolar como homem enquanto avançava para a morte."
(São Thomas More, Agonia de Cristo)

2 comentários:

Unknown disse...

São Tomás Moro disse isso? Ena, se ele já era o meu santo preferido antes de eu saber disso, imagina agora. :)

Sara Rozante disse...

Sim, em seu livro Agonia de Cristo.
Esse livro pode ser baixado no site http://relibros.org/ (site espanhol); que inclusive tem várias outras obras.

À Jesus por Maria,

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.