"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Construindo pontes

Fonte: www.tapeciarnia.pl
Não faz muito tempo, dois irmãos que viviam em fazendas adjacentes caíram em um conflito. Este foi o primeiro conflito sério que tinham em 40 anos de cultivar juntos, ombro a ombro, compartilhando maquinaria e trocando culturas e bens de forma contínua. Essa larga e beneficiosa colaboração terminou repentinamente. Começou um pequeno mal entendido, e foi crescendo até chegar a ser uma diferença maior entre eles, até que explodiu em uma troca de palavras amargas seguido de semanas de silêncio.

Uma manhã alguém chamou à porta de Luis. Ao abrir a porta, encontrou à um homem com ferramentas de carpinteiro. "Estou buscando trabalho por uns dias", disse o estranho, "talvez você queira algumas pequenas reparações em sua fazenda, e eu possa ajudar nisso".

"Sim", disse o irmão mais velho, "tenho um trabalho para você. Olhe o outro lado do córrego, aquela fazenda; ali vive meu vizinho, bom, de fato é meu irmão menor".

"Na semana passada havia uma bonita pradaria entre nós, e ele tomou sua escavadeira e desviou o canal do córrego para que ficasse entre nós".

"Bom, ele pode ter feito isso para enfurecer-me, mas vou fazer uma melhor. Vês aquela pilha de madeiras junto ao celeiro?"

"Quero que construa uma cerca, uma cerca de dois metros de altura; não quero vê-lo nunca mais".

O carpinteiro disse: "Creio que compreendo a situação. Mostra-me onde estão os pregos e a pá para fazer os buracos dos postes, e entregarei um trabalho que lhe deixará satisfeito".

O irmão mais velho ajudou o carpinteiro a reunir todos os materiais, e deixou a fazenda pelo resto do dia para dar provisões ao povo.

O carpinteiro trabalhou durante todo o dia medindo, cortando, pregando. Perto do pôr-do-sol, quando o fazendeiro regressou, o carpinteiro havia terminado seu trabalho.

O fazendeiro ficou com os olhos completamente abertos; seu queixo caiu. Não havia nenhuma cerca de dois metros! Em seu lugar havia uma ponte. Uma ponte que unia as duas fazendas através do córrego! Era uma fina peça de arte, com tudo e grades.

Nesse momento, seu vizinho, seu irmão mais novo, veio desde sua fazenda, e abraçando seu irmão, disse: "És um grande homem, construindo essa bonita ponte depois do que fiz e disse!"

Estavam em sua reconciliação os dois irmãos, quando viram que o carpinteiro tomava suas ferramentas. "Não, espera!", disse o irmão mais velho. "Fique alguns dias. Tenho muitos projetos para você", disse o irmão mais velho ao carpinteiro.

"Gostaria de ficar", disse o carpinteiro, "mas tenho muitas pontes para construir".


Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.