"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Na paz, a consciência é coroada

(Do Tratado à Fortunato) - São Cipriano de Cartago


        Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós" (Romanos 8, 18).
        Quem não se empenhará de todos os modos para chegar à tão grande glória, para tornar-se amigo de Deus, alegrar-se sem mediações com Cristo, receber os prêmios divinos depois dos tormentos e suplícios terrenos? Se é glorioso para os soldados da terra voltarem, ao vencer o inimigo, triunfantes para a pátria, quanto melhor e maior glória não será voltar triunfantes ao paraíso, vencido o demônio? E donde Adão pecador fora expulso, para lá arrastar abatido qual troféu de vitória, aquele que o enganara no princípio? E oferecer à Deus como dádiva agradável, a fé incorrupta, o vigor da mente íntegra, o louvor da dedicação? E estar em sua companhia quando vier fazer justiça aos inimigos, assentar-se à seu lado no julgamento; ser co-herdeiro de Cristo, igualado aos anjos; junto aos patriarcas, apóstolos e profetas rejubilar-se com a posse do reino celeste?
Que perseguição poderá vencer esses pensamentos, que tormentos poderão sobrepujá-los

        Permanece firme e estável a mente apoiada em meditações santas, e conserva-se imóvel contra todos os terrores do diabo e ameaças do mundo aquele que a segura e sólida confiança nas coisas futuras robustece. Nas perseguições da terra são aprisionados, mas o céu se abre; o anticristo ameaça, mas Cristo protege; a morte sobrevém, mas a imortalidade se segue. Que honra, quanta segurança sair daqui contente, sair glorioso entre angústias indizíveis, fechar por um momento os olhos que viam os homens e o mundo, e abrí-los logo para verem à Deus e à Cristo. Contudo, felizmente, quanta rapidez nesta passagem. De repente, és tirado da terra, para seres recolocado nos reinos celestes.

        É necessário pensar e meditar nisto dia e noite, no interior de nossa alma. Se a perseguição vier a encontrar um tal soldado, a virtude pronta para o combate não poderá ser vencida. Mas se o chamado de Deus vier antes, a fé já preparada para o martírio não ficará sem o prêmio: sem prejuízo de tempo, o Deus Juiz dará a recompensa. Na perseguição, o combate; na paz, a consciência é coroada.
(Aquino, Prof. Felipe - Riquezas da Igreja, pgs 96-97)

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.