"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Arcebispo de Detroit proíbe seus sacerdotes de assistirem um congresso heterodoxo

Fonte: InfoCatólica (Tradução livre)

O Arcebispo de Detroit, Mons. Allen H. Vigneron, advertiu seus sacerdotes e diáconos em uma carta de 3 de junho, que poderiam ser "expulsos do estado clerical" se participarem em uma Eucaristia que se encerrará em 12 de junho, de uma convenção do American Catholic Council (ACA) em Detroit. O ACA é uma coalizão de grupos católicos progressistas, conhecidos por seu rechaço de vários pontos importantes da doutrina e moral católica.


"Há boas razões para crer que se produzirá uma concelebração por parte de leigos e pessoas que não estão em plena comunhão com a Igreja, a qual está proibida", explicou Mons. Vigneron em sua carta de três de junho.
Em um e-mail ao National Catholic Reporter de 7 de junho, John Hushon, co-presidente da American Catholic Council, disse: "Temos declarado categoricamente à Mons. [Robert] McClory [moderador da cúria arquidiocesana de Detroit] que só presidirá uma pessoa, um sacerdote ordenado em plena comunhão com a Igreja. Não podemos ser mais claros".


Por outro lado, segundo o Direito Canônico, um bispo tem plena autoridade sobre todas as celebrações litúgicas em sua diocese e Mons. Vigneron deu ênfase em que ele não outorgou nenhuma autorização para a Missa de clausura da convenção da American Catholic Council.


A reunião de 11-12 de junho terá lugar no Cobo Hall de Detroit - um lugar histórico que recorda simbolicamente a famosa conferência sobre a justiça social que se realizou no mesmo lugar em 1976, auspiciada pelo então arcebispo de Detroit, o cardeal John Dearden. Entre os oradores destacados do programa da American Catholic Council estão conhecidos dissidentes intraeclesiais, como a irmã Sor Joan Chittister, antiga priora das Irmãs Beneditinas de Erie, Pensilvânia, e um colunista do National Catholic Reporter, diário norte-americano de caráter marcadamente progressista. Se prevê que o teólogo suiço Huns Küng, de 83 anos, que desde 1979 está proibido de ensinar como teólogo católico, se dirija ao grupo em uma gravação de vídeo, no caso de não poder participar pessoalmente por razões de saúde.


Um dos objetivos da reunião é aprovar uma "Carta de Direitos e Responsabilidades Católica", promovendo uma visão subjetivista da primazia da consciência e os "direitos e deveres" dos leigos católicos, por razão de seu batismo, a participar no ministério, no governo da Igreja e no trabalho pela justiça social. Em um comunicado de imprensa de quatro de junho, os organizadores da American Catholic Council declararam que a convenção atrairia à "milhares de católicos de centro-esquerda comprometidos com os princípios do Concílio Vaticano II". Ademais, afirmou que a advertência de Vigneron tem provocado um aumento das visitas à seu site e do número de pessoas que têm ido à convenção.


Em um anúncio da Arquidiocese para os boletins paroquiais enviados às paróquias católicas de Detroit (www.aodonline.org/bulletins) para o fim de semana de 11-12 de junho, Vigneron reiterou sua advertência contrária à participação na reunião ou em sua liturgia de doze de junho. O boletim afirma que o Arcebispo tem "sérias preocupações sobre a distorsão por parte da American Catholic Council dos ensinamentos da Igreja e de outros temas e, sobretudo, pela oposição expressa do grupo aos ensinamentos do Concílio Vaticano II".

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.