"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

domingo, 24 de abril de 2011

Surrexit Dominus vere! Alleluia!


Assim a Igreja canta na Santa Vigília Pascal, cheia de alegria e pasmo pela Ressurreição do Cristo Jesus! A Páscoa, a Festa por excelência! De agora em diante serão cinquenta dias de festa, de Aleluia ininterrupta, adorando, aclamando e proclamando Aquele que venceu, que triunfou sobre todas as mortes e sobre a morte eterna!
Nossas igrejas, desde o Domingo de Páscoa, devem estar ornamentadas, mais que para o dia do padroeiro, mais que para qualquer outra festa: é a Páscoa, nossa Festa, a Festa Cristã! Em nossas missas, o Aleluia deve ser cantado à exaustão.
Aleluia: louvai o Senhor! Sim, louvai-o: Ele fez maravilhas, Ele não ficou calado, quieto, acovardado, insensível; Ele ressuscitou Seu Filho Jesus dentre os mortos na potência do Espírito Santo! Ele é, portanto, Deus fiel, confiável, mais forte que a morte e o inferno! Por isso, a Igreja insiste: Aleluia - louvai o Senhor, o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo! Durante cinquenta dias nós nos vamos cumprimentar uns aos outros com votos de feliz Páscoa!
A Páscoa é a Festa! Na Páscoa, a alegria e a comemoração inundam o nosso coração!
Mas, só os cristãos podem celebrá-la; só aqueles que levaram a sério que o Cristo padeceu o tormento da cruz e mergulhou nas trevas da morte! Somente aqueles que, na cruz de Cristo, enxergaram a cruz do mundo podem, com os olhos rasos de lágrimas, rejubilar com a Vitória do Cristo, porque somente estes sabem que existem o mal e pecado e morte no mundo... E que esse mal, esse pecado e essa morte podem ser destruídos em Cristo! Não pode celebrar a Páscoa quem não celebrou a Paixão; não pode rejubilar com o Ressuscitado quem não ficou com Ele aos pés da Cruz; não pode cantar o Aleluia quem não sentiu um nó na garganta ao ouvi-lO dizer: "Meu Deus, por quê me abandonastes?".
Que retomemos o sentido, a profundidade e a verdadeira alegria pascal! Surrexit Dominus vere! Alleluia! - O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Ref.:
Mons. Carlos José de Oliveira, pároco do Santuário Nossa Senhora da Piedade - Lençóis Paulista.

2 comentários:

Nicolás J. Gonella Neyra disse...

¡Feliz Pascua de Resurrección!

Sara Rozante disse...

Feliz Páscoa, Lord Nicus!

AJPM,

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.