"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Padre norte-americano diz que temer a Deus é um dom espiritual

Para o norte-americano Thomas Keating, padre e escritor, o temor de Deus não significa ter medo. A expressão se refere a um dom do espírito chamado de reverência, que significa respeito. O sentimento deve ser inspirado pelo amor, não pelo receio da punição.

Segundo os que acreditam, os seres humanos possuem sete dons: reverência, fortaleza, piedade, conselho, conhecimento, entendimento e sabedoria. Esses presentes divinos servem para que cada um seja capaz de progredir em sua jornada espiritual.

Conhecido como um dos quatro dons ativos do espírito --temor, fortaleza, piedade e conselho--, a reverência é necessária para a compreensão de nossas fraquezas.

Em Frutos e Dons do Espírito (santuário, 2010), Keating procura despertar a percepção para a presença divina em nossas vidas. O livro busca ajudar o leitor a assimilar, interiorizar e entender a essência da palavra de Deus.

Fonte: Folha Online

Bom, para quem entende do assunto, e para quem sempre teve boa vontade em aprender, isso não é novidade.
Santo Hilário de Poitiers (315~368) nos define, teologicamente, o verdadeiro temor do Senhor:
"Porque o temor, na opinião comum dos homens, tem outro sentido. É a perturbação que experimenta a fraqueza humana quando receia sofrer o que não quer que lhe aconteça...Esse temor, por conseguinte, não precisa ser ensinado, porque deriva espontaneamente de nossa fraqueza natural.
Pelo contrário, sobre o temor de Deus, assim está escrito: "Vinde, filhos, escutai-me: eu vos ensinarei a temer o Senhor" (Salmo 33, 12). Portanto, se o temor do Senhor é ensinado, deve-se aprender. Não nasce do nosso receio natural, mas do cumprimento dos mandamentos, das obras de uma vida dura e do conhecimento da verdade."

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.