Segundo os que acreditam, os seres humanos possuem sete dons: reverência, fortaleza, piedade, conselho, conhecimento, entendimento e sabedoria. Esses presentes divinos servem para que cada um seja capaz de progredir em sua jornada espiritual.
Conhecido como um dos quatro dons ativos do espírito --temor, fortaleza, piedade e conselho--, a reverência é necessária para a compreensão de nossas fraquezas.
Em Frutos e Dons do Espírito (santuário, 2010), Keating procura despertar a percepção para a presença divina em nossas vidas. O livro busca ajudar o leitor a assimilar, interiorizar e entender a essência da palavra de Deus.Fonte: Folha Online
Bom, para quem entende do assunto, e para quem sempre teve boa vontade em aprender, isso não é novidade.
Santo Hilário de Poitiers (315~368) nos define, teologicamente, o verdadeiro temor do Senhor:
"Porque o temor, na opinião comum dos homens, tem outro sentido. É a perturbação que experimenta a fraqueza humana quando receia sofrer o que não quer que lhe aconteça...Esse temor, por conseguinte, não precisa ser ensinado, porque deriva espontaneamente de nossa fraqueza natural.
Pelo contrário, sobre o temor de Deus, assim está escrito: "Vinde, filhos, escutai-me: eu vos ensinarei a temer o Senhor" (Salmo 33, 12). Portanto, se o temor do Senhor é ensinado, deve-se aprender. Não nasce do nosso receio natural, mas do cumprimento dos mandamentos, das obras de uma vida dura e do conhecimento da verdade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário