"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quinta-feira, 18 de março de 2010

Palavras do general Mourão, na década de 70

“Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso”.

(Olympio Mourão Filho. Memórias: a verdade de um revolucionário. Porto Alegre, L&PM, 1978, pág. 16.)

Fonte: Levante-se Brasil!

6 comentários:

Partido Alfa disse...

Infelizmente, Sara, alguns militares, aqueles que assumiram postos, tambem não eram lá essas coisas como eruditos ou intelectuais. Deixaram uma revolução, que tinha apoio da base, do povo, tornar-se uma ditadura. E nada fizeram daquilo que realmente interessa: quebrar a concentração de renda e poder desse pais. Estou falando do governo federal, que concentra 80% da arrecadação em suas mãos. 20% são perdidos com corrupção, outros 10 a 15% se vão com incompetencia, inoperancia e desleixo com o dinheiro público. Se aplicarmos o Sistema ALFA, só ai já ganhamos 1/3da arrecadação para aplicação direta naquilo que mais nos interessa: Saude, Educação, Segurança e Estradas. Veja www.afederacaoalfa.blogspot.com

Sara Rozante disse...

Sinceramente, caro, o positivismo e a democracia são farsas.
Não é por menos que os materialistas sempre foram e sempre serão loucos, literalmente (Comte e Nietzsche são exemplos inegáveis).

Partido Alfa disse...

Concordo, Sara, mas nenhum pais que hoje é potencia, primeiro mundo, se fez grande tendo a democracia como base. Em todos houve alguem ou grupo forte que colocou as coisas nos seus devidos lugares. Então...

Sara Rozante disse...

Você é a segunda pessoa à me passar essa ideia: de que primeiro precisaríamos fazer alguma coisa para implementar uma Aristocracia, para depois atingir o objetivo do bem comum (não da democracia), a Monarquia. Que é sem dúvida, mais eficaz.

Sara Rozante

Partido Alfa disse...

Concordo com a Monarquia Parlamentarista, mas com um Rei com poderes para dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, se preciso for. Esses deputados precisam de alguem que lhes ponha freios, estão muito soltos, com a bola toda. Quanto a Aristocracia, queremos que eles se explodam. Tem que haver independencia financeira, administrativa e até juridica para Estados e municipios. ai quero ver quem vai querer ser deputado em Brasilia.

Eduardo Araújo disse...

Caríssima Sara,

Que palavras visionárias, as do General Mourão! A leitura dele é um show de percepção da política.

Tudo o que ocorre hoje, em nosso país, endossa o general, sem tirar nem por. Temos um "estadista" (ênfase nas aspas) que agora se meteu a resolver o (talvez) pior imbroglio do mundo moderno - a questão palestina - manifestando, de um lado, desejo de uma solução conciliatória, enquanto, de outro lado, apóia firmemente uma das partes envolvidas (a dos terroristas, inclusive). Um "estadista" (ampla ênfase nas aspas) que visita um país e ofende esttupidamente o povo desse país, negando-se a depositar flores no túmulo de um de seus heróis capitais, porém se dispõe a fazê-lo no túmulo de um dos maiores inimigos da nação visistada.

Então, vejamos: considerando o alcance que determinados pronunciamentos e atitudes podem ter no Oriente Médio, é correto seguir o General Mourão e afirmar que tal "estadista" (...) assume, hoje, contornos de um monstro perigoso (já o é, para nosso país, falta, pois, o resto do mundo).

Abraços

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.