"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

E-mail que enviei à vários (vários mesmo!) Bispos

Postarei abaixo, a mensagem que mandei ontem (13/12/2009) à Bispos do Brasil inteiro, sobre a famigerada Teologia da Libertação.
A ideia foi de David Conceição, da comunidade Católicos no Orkut, e resolvi aderir:

"Prezados Bispos, a paz!

Gostaria de lhes expressar minha agonia sobre a questão abordada há poucos dias por Sua Santidade, Papa Bento XVI, aos Bispos das Regionais Sul 3 e 4 em visita "Ad Limina", mas que serve para todo o território brasileiro: a Teologia da Libertação.
Os ocorrentes abusos doutrinais e litúrgicos, decorrentes da equivocada interpretação do Concílio Vaticano II por parte das dioceses afetadas pela TL, estão sendo pejudiciais moral e espiritualmente para os fiéis.
A miséria e injustiça social se combatem na ação política. À Santa Igreja compete salvar o camponês e o latifundiário, o industrial e o operário. E isso não se faz gastando tempo a executar missões que deviam ser da sociedade organizada em partidos, associações e poder público. Salvar almas - missão da Igreja - é através da catequese, dos sacramentos, da orientação espiritual dos "cordeiros" do aprisco do Senhor, porque: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro" (São Mateus 6, 24).

Certa da compreensão de Vossas Excelências Reverendíssimas.
No coração de Jesus e Maria,

Sara Rozante"


Até agora, recebi respostas de 3 Bispos: Dom Aloísio Roque Opperman, de Dom Fernando Guimarães e de Dom Gilberto de Oliveira Pastana.
Respostas deles:

Dom Gilberto, Bispo de Imperatriz:
"Obrigado pelo e-mail. Responderei brevemente."
Realmente aguardarei ansiosamente.

Dom Fernando, Bispo de Garanhuns:
"Prezada Sra. Sara
agradeço sua mensagem e posso afirmar que estou plenamente de acordo com o recente ensinamento do Santo Padre Bento XVI acerca da teologia da libertação.
Aliás, tenho procurado viver o meu episcopado em espírito de fé católica, "cum Petro et sub Petro".
Com benção amiga e votos de santo Natal.
+ Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns"

Dom Roque:
"
Sara, levarei suas considerações na devida atenção. Abraços. + Roque scj"

Conforme os outros Bispos forem respondendo, irei postando aqui no blog.
Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.