"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aliança Esquerdista da América do Sul

Miguel Quintino

Reforma da Carta em Honduras mimetiza modelo de aliança esquerdista da América do Sul

"Este é o problema da democracia pura. Se a direita pode eternizar-se no poder através de eleições, a esquerda também pode. Ocorre que a esquerda é socialista...
.
É por isso que defendo a existência do Poder Moderador, que era um poder de exceção a serviço da salvaguarda do sistema constitucional.
.
O Poder Moderador era um poder discricionário exercido emergencialmente pelo chefe da Nação, uma espécie de freio de mão para as emergências, um sucedâneo aperfeiçoado da ditadura romana.
.
A saída dos conservadores para os dilemas representados pela democracia pura é prestigiar a perspectiva clássica do pensamento ocidental e a rica tradição do pensamento tomista, que nos ensina que o melhor regime é o misto, onde o poder supremo está repartido pela comunidade e pelo rei, defendendo assim uma monarquia limitada, um regime misto de monarquia, aristocracia e democracia.
.
Esta era a teoria dominante até meados do século XIX, sendo superada posteriormente pela teoria da democracia pura.
.
Aliás, na sua origem, o liberalismo não é uma ideologia democrática. Na verdade, foi a ideia democrática (pura) que foi se infiltrando no pensamento liberal a partir da segunda metade do século XIX."

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.