"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ateus adotam nova estratégia: ir a público

The New York Times

"Dois meses após uma organização ateia local colocar um cartaz dizendo: "Você não acredita em Deus? Você não está sozinho", os 13 membros do conselho do grupo reuniram-se na sala de Laura e Alex Kasman para lidar com as consequências.

O problema não foi que o grupo, os Humanistas Seculares de Lowcountry, tinha virado alvo de hostilidades. Foi o oposto. Mais de 100 pessoas apareceram para seu simpósio público, e os membros do conselho estavam discutindo se não era hora de encontrar um espaço maior.

E agora os pais estão pedindo programas orientados para a família, nos quais possam se reunir com outros ateus de mente parecida.

"Todo mundo é a favor de patrocinar um piquenique para humanistas com famílias?", perguntou o presidente do conselho, Jonathan Lamb, meteorologista de 27 anos, ouvindo um coro de "sim".

Mais do que nunca, os ateus dos EUA estão se unido e se expondo - mesmo aqui na Carolina do Sul, lar da Universidade Bob Jones, das Leis Blue e de uma câmara legislativa que no ano passado aprovou unanimemente uma placa de carro cristã com uma cruz, uma janela de vitrais e as palavras "Eu Acredito". (A medida foi vetada por um juiz e agora irá a julgamento.)

Eles estão se conectando via Internet, fazendo reuniões em bares, colocando anúncios em cartazes e ônibus, se voluntariando para cozinhas comunais, catando lixo na beira da estrada e conquistando o reconhecimento de grupos ateus em avisos para adotar uma estrada. Eles comparam sua estratégia com a do movimento dos direitos homossexuais, que cresceu quando os membros da minoria marginalizada decidiram ir a público.

"Não é uma questão de protestar. A coisa mais importante é sair do armário", disse Herb Silverman, professor de matemática do Colégio de Charleston, que fundou o grupo dos Humanistas Seculares de Lowcountry, que tem cerca de 150 membros na costa das Carolinas." (Leia na íntegra)

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.