"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Britânica com agorafobia sai de casa após 20 anos graças a imagens do Google Street View

EFE

"Uma mulher britânica que sofre de agorafobia e vivia reclusa em sua casa há vinte anos conseguiu ir até a rua inspirada por imagens do mundo exterior vistas pela internet. Segundo a TV BBC, Sue Curtis, de 40 anos e mãe de dois filhos, não havia estado em um espaço público desde 1989, quando sofreu um ataque de pânico durante visita a uma biblioteca.

O medo de espaços abertos e lugares públicos era tão grande que a obrigou a se casar, em 2000, na sala de sua casa. Além disso, Curtis não pôde assistir ao funeral de seu pai.

Nas últimas semana, no entanto, a senhora Curtis, que mora South Shields (norte da Inglaterra), tem se aventurado a andar pela calçada próxima à sua casa. A mulher deu esse passo após pelo ver Google Street View o mundo que estava perdendo por causa de sua doença.

- Pode não parecer muita coisa, mas para mim foi impressionante - disse a senhora.

A partir de sua experiência com o Google, a mulher começou a buscar conselhos na Internet e tomou lições sobre técnicas terapêuticas que, segundo ela, estão ajudando-a na recuperação.

- (As lições) propõe diferentes exercícios e me ensinam a combater minha ansiedade - disse a senhora Curtis, que espera finalmente pôr fim ao pesadelo que viveu por metade de sua vida.

O ataque de pânico de 1989 colocou essa mulher em uma cama, da qual só saía empurrada pelo barulho feito por seus filhos brincando no quarto.

- Me assusto muito. Cheguei a um ponto em que sofria de 15 a 20 ataques por dia. Meu peso ficou em cinco pedras (e quivalente a 31,75 quilos) e acabei na cama por 18 meses.

Nos últimos anos, a senhora Curtis desenvolveu fobias em relação a lavar a pele e os dentes e até a ficar de pé. Mas com a ajuda da internet a mulher se declara disposta a superar as barreiras de seus medos.

- Não vejo nenhuma razão para que não possa me curar no futuro e levar uma vida normal - afirma com otimismo.

Sue Curtis tem tanta fé em seu recuperação que já pensa em renovar os votos do matrimônio em uma igreja."

Sei que para muitos essa notícia é irrelevante, mas para mim é especial, pois sofri muitos anos com a fobia social. É difícil conviver com esse medo, muitas das vezes desnecessário.

Mais difícil ainda, é ver que a maioria das pessoas acham isso "frescura". Hoje a minha fobia melhorou, sem mentira, uns 90%, sem qualquer tipo de tratamento. Isso porque tomei a mesma decisão dessa senhora britânica - tentar melhorar, tentar ver a vida sob uma outra perspectiva. E voltar para a Santa Madre Igreja está ajudando cada vez mais.

Peço perdão, Senhor, por nos últimos 4 anos, ter pensado em tirar a vida que Tu me destes. Que o Senhor continue fazendo na vida dessa senhora, o que fez na minha.

Em todas as minhas preces estarei orando pela senhora Curtis, para que continue derrubando os obstáculos.


Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.