"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sexta-feira, 27 de março de 2009

Britânicos apoiam mudanças na monarquia

da BBC Brasil

"O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, discute com o Palácio de Buckingham planos para mudar as regras de sucessão ao trono do Reino Unido, incluindo a concessão de direitos iguais para mulheres membros da realeza.

Também vem sendo discutido o fim da proibição de casamento entre católicos e herdeiros do trono, segundo informou o governo britânico nesta sexta-feira.

Brown afirmou que a população britânica deseja o fim da discriminação. "Existem questões claras a respeito da exclusão de pessoas dos direitos de sucessão [ao trono] e existem questões claras que precisam ser enfrentadas. As respostas não são fáceis", disse Brown durante a visita ao Brasil.

"Acredito que no século 21 as pessoas esperam que a discriminação seja retirada e eles esperam que analisemos todas estas questões."

O líder da oposição, David Cameron, também apoia as propostas de mudança, mas lembrou que a rainha Elizabeth 2ª não é apenas a rainha dos britânicos.

"Ela é a rainha de todo o Commonwealth [a comunidade de ex-colônias britânicas] que têm ela como a Chefe de Estado, então esta não será uma mudança fácil", afirmou.

Apoio popular

As mudanças na monarquia foram propostas pelo parlamentar do Partido Liberal Democrata Evan Harris. Uma pesquisa da BBC sugere o público britânico apoia as mudanças, com 89% dos cerca de mil pesquisados aprovando a proposta de direitos iguais ao trono para mulheres.

Outros 81% são a favor de que o candidato ao trono possa se casar com uma católica e ainda se tornar monarca.

A grande maioria dos britânicos (76%) afirmou ser a favor da continuidade da monarquia após a morte da rainha e apenas 18% se disseram contra, com o país se tornando uma república.

História

As regras de sucessão do trono britânico foram determinadas por uma lei de 1701 e declaram que os herdeiros ao trono perdem o direito à soberania se eles se casarem com uma católica ou convertida. Além disso, herdeiros masculinos têm prevalência.

Se a lei foi mudada para dar às princesas direitos iguais, a princesa Anne se transformaria na quarta pessoa na linha de sucessão, atrás do príncipe Harry. Atualmente ela está atrás de vários outros nobres e seus filhos na linha de sucessão ao trono.

De acordo com a lei atual o príncipe William não poderia se casar com uma católica e ser o próximo rei. E se ele tiver uma filha, ela não poderia se transformar em rainha, caso ela tenha um irmão mais novo.

Príncipe Michael de Kent, primeiro primo da rainha, está entre o pequeno grupo de monarcas britânicos que renunciou ao lugar na linha de sucessão ao se casar com uma católica.

O correspondente da BBC para a monarquia britânica Nicholas Witchell afirmou que o príncipe Charles e seus assessores estão analisando as mudanças que devem ser feitas na monarquia quando ele finalmente substituir sua mãe no trono.

De acordo com Witchell a permissão para que herdeiros ao trono se casem com católicas poderá causar problemas, pois o rei ou a rainha da Inglaterra acumula também o cargo de chefe da Igreja Anglicana."

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.