"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tempo Pascal (VIII)

Oração Preparatória

     Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.

     Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.

     Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.

     Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.

OITAVA ESTAÇÃO
JESUS DÁ AOS APÓSTOLOS O PODER DE PERDOAR OS PECADOS


     Jesus apresenta-Se diante de seus discípulos. E o temor do primeiro momento dá lugar à alegria. Vai ser então, quando o Senhor lhes dará o poder de perdoar os pecados, de oferecer aos homens a misericórdia de Deus.

     Do Evangelho segundo São João 20, 19-23 (cf. Mc 16, 14; Lc 24, 36-45).

Comentário

     Os Apóstolos não terminaram de entender o que ocorreu nestes dias, mas isso não importa agora, porque Cristo está outra vez junto deles. Voltam a viver a intimidade do amor, a proximidade do Mestre. As portas estão fechadas pelo medo, e Ele vai lhes ajudar a abrir de par em par seu coração para acolher à todo homem. Durante a Última Ceia lhes deu o poder de renovar Sua entrega por amor: o poder de celebrar o Sacrifício da Eucaristia. Nestes momentos, lhes faz partícipes da misericórdia de Deus: o poder de perdoar os pecados. Os Apóstolos, e com eles todos os sacerdotes, acolheram esse presente precioso que Deus outorga ao homem: a capacidade de voltar à amizade com Deus depois de tê-Lo abandonado pelo pecado, à reconciliação.

Oração

     Senhor Jesus, que saibamos descobrir nos sacerdotes outros Cristos, porque fizestes deles dispensadores dos mistérios de Deus. E, quando nos distanciemos de Ti pelo pecado, ajuda-nos a sentir a alegria profunda de Tua misericórdia no Sacramento da Penitência. Porque a Penitência limpa a alma, devolvendo-nos Tua amizade, nos reconcilia com a Igreja e nos oferece a paz e a serenidade de consciência para reempreender com força o combate cristão.

ORAÇÃO FINAL

     Senhor e Deus nosso,
     fonte de alegria e esperança,
     vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
     faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
     para dar testemunho de Jesus Cristo
     em meio ao mundo.

     Te pedimos por Tua Santa Igreja:
     que seja fiel reflexo
     das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
     manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
     santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
     da ressurreição eterna.
     Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.