"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Documentos revelam que ‘Stasi’ considerava Ratzinger uma ameaça

Documentos recentemente trazidos a público revelam a enorme desconfiança que Stasi, a polícia secreta da Alemanha de Leste, sentia em relação a Joseph Ratzinger.  

Segundo a documentação, a Stasi primeiro tomou nota do actual Papa em 1974, quando este viajou até Berlim Oriental para dar uma série de palestras a alunos de teologia. Cientes de que se tratava de uma figura em clara ascensão na Igreja, a Stasi empregou uma vasta rede de espiões para fornecer informação sobre ele. 

Entre os espiões recrutados estavam professores universitários, um monge beneditino, um jornalista da agência católica KNA, e até um funcionário da Conferência Episcopal.  

Nos ficheiros da Stasi Ratzinger é descrito como “tímido”, mas “charmoso”. A Stasi acreditava que Ratzinger tinha sido mandatado por João Paulo II para destabilizar a Polónia, então sob domínio comunista, e descreve-o ainda como “conservador, reaccionário e autoritário”.  

As revelações surgem a poucos dias de mais uma visita do agora Bento XVI a Berlim, provavelmente com menos espiões.


Fonte: Spe Deus

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.