"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

domingo, 13 de junho de 2010

Parlamento da Islândia aprova casamento gay por unanimidade

Fonte: Reuters

"O Parlamento da Islândia, único país do mundo a ter uma pessoa abertamente homossexual como chefe de Estado, aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma lei que estabelece o casamento entre pessoas do mesmo gênero. Todos os 49 deputados do Althingi (Parlamento) aceitaram uma alteração na legislação sobre casamentos para declarar que o casamento pode ser entre "homem e homem, mulher e mulher" e também entre homem e mulher.

A Islândia é uma nação socialmente tolerante, com cerca de 320 mil habitantes. Em 2009, a social-democrata Johanna Sigurdadottir, lésbica, foi indicada por seu partido e se tornou primeira-ministra. "A atitude na Islândia é bastante pragmática", disse o cientista político Gunnar Helgi Kristinsson. "(O casamento homossexual) não tem sido uma grande questão na política nacional, não foi controverso."

A orientação sexual da premiê atraiu mais atenção da mídia estrangeira do que na própria Islândia, onde nas últimas duas ou três décadas há uma tolerância cada vez maior com a homossexualidade, segundo Kristinsson. A Igreja Protestante local ainda não decidiu se autorizará casamentos homossexuais nas igrejas. A lei diz que os sacerdotes "serão sempre livres para celebrar o casamento, mas nunca obrigados a tal."

Outros países nórdicos ¿ Suécia, Noruega e Dinamarca ¿ já estabeleceram uniões civis de homossexuais, assunto que provoca mais polêmica nas nações mediterrâneas e nos Estados Unidos, onde desde 1999 vários Estados já autorizaram as uniões civis."

3 comentários:

Anônimo disse...

Fez o que a UE quis, ganhou um prêmio:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ue-negociara-adesao-da-islandia-ao-bloco-diz-ministro,566453,0.htm

Ferdinand

Sara Rozante disse...

Prezado Ferdinand,

Obrigada pelo toque.
Não sei como pude me esquecer dessa mediocridade de bloco econômico.
Enfim, não é de hoje a decadência da Islândia.

Ad Jesum per Mariam,
Sara Rozante

Anônimo disse...

Não é por nada não, Anônimo, mas não tem nada a ver... Se fosse isso, países como Polônia e Turquia não entrariam na UE...

Ricardo

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.