"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

terça-feira, 29 de junho de 2010

Norte-coreano lidera ranking de piores ditadores do mundo

"Kim Jong-il, Robert Mugabe e Mahmoud Ahmadinejad estão virando "figurinha tarimbada" em rankings de tirania. Os líderes de Coreia do Norte, Zimbábue e Irã aparecem entre os dez mais na lista dos piores ditadores do mundo elaborada pela revista americana "Foreign Policy" (Política Internacional, em tradução livre), divulgado nesta terça-feira.

A representação sul-americana na lista dos "Piores dos piores" fica por conta do venezuelano Hugo Chávez, "o líder charlatão da Revolução Bolivariana", na 17ª posição. Chávez "promove a doutrina de uma democracia participatória, na qual ele é o único participantes, prendendo líderes opositores, estendeu o limite do mandato indefinidamente, e fechando a mídia independente", segundo a revista.

E a ilha cubana não fica de fora da lista. O líder Raúl Castro aparece na 21ª posição. "Afligido por astigmatismo intelectual, o segundo irmão de Castro está lamentavelmente inconsciente de que a revolução que lidera é obsoleta, um fracasso abismal, e totalmente irrelevante para as aspirações do povo cubano", diz a revista.

"Fiz o ranking baseado em qualidades básicas como perfídia, traição cultural, e devastação econômica", conta o jornalista George B.N.Ayittey, que organizou a lista dos 23 líderes mundiais. "Se essa descrição já fez você se encolher, imagine viver sob o governo deles."

"Há ao menos 40 ditadores ao redor do mundo atualmente, e aproximadamente 1,9 bilhões de pessoas vivem sob o domínio de 23 autocratas só nesta lista", afirma a revista. Dentre todos os aspectos do despotismo, informa o jornalista, o que mais o enfurece é a frequência com que muitos déspotas começam suas carreiras como prévios "lutadores da liberdade".

Segundo a ONG Freedom House, apenas 60% dos países são democracias -muito mais do que os 28% de 1950, mas ainda não muito mais que a maioria, informa a revista.

Veja a lista dos 53 piores ditadores do mundo da "Foreign Policy" (link para a revista, em inglês).

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.