"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sábado, 8 de maio de 2010

Metropolita ortodoxo deseja uma cúpula entre Bento XVI e Kiril I

Fonte: Zenit

"Há boas perspectivas para o diálogo ortodoxo-católico entre Bento XVI e Kiril I, patriarca de Moscou, afirmou o metropolita Filaret, de Minsk e Slutsk, exarca patriarcal de toda Bielorússia.

O chefe da Igreja ortodoxa da Bielorússia fez declarações na Itália, onde participou na conferência internacional "Os pobres são o tesouro da Igreja: ortodoxos e católicos juntos no caminho da caridade".

Segundo o metropolita Filaret, chegou no momento de dar passos decisivos na unidade.

O líder ortodoxo acrescentou que ambas as igrejas buscam estabelecer a plena unidade e destacou que essas conclusões são baseadas no diálogo fraterno e nas reuniões mantidas com representantes da Igreja Católica.

As declarações atingiram a Bielorússia e foram transmitidas à ZENIT pelo serviço de notícias católico desse país.

Se os desejos do metropolita se realizarem, seria a primeira vez na história que aconteceria um encontro entre os dois pastores de Roma e Moscou, as declarações acontecerão quando anunciarem as "Jornadas de cultura e espiritualidade Russa no Vaticano", que serão do dia 19 a 20 de maio, e se encerrarão com um concerto oferecido a Bento XVI por Kiril I, com composições musicais do metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento para as Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou.

O metropolita Filaret visitou o Santo Sudário de Turim e o cardeal Severino Poletto, arcebispo da cidade.

"A impressão é tão profunda que não se pode expressar a alegria que se experimenta", comentou o representante ortodoxo após ver o manto.

O metropolita Filaret, neste cargo desde 1978, recebeu o reconhecimento de "Herói da Bielorússia", em 2006, por decisão do presidente Alexander Lukashenko, em reconhecimento de seu serviço a espiritualidade de seu país."

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.