"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz 2010!

Reflexão:
Dar fruto pela perseverança - São Gregório Magno, das Homilias sobre o Evangelho

"Vigiai para que a palavra que recebestes ressoe no fundo do vosso coração e aí permaneça. Tende cuidado para que a semente não caia ao longo do caminho, receando que o Espírito mau venha apagar a palavra da vossa memória.
Tende cuidado para que o chão pedregoso não receba a semente e não produza uma boa ação desprovida das raízes da perseverança. Com efeito, muitos se alegram ao ouvir a palavra e se dispõem a empreender boas obras. Mas apenas as provações começaram a apertá-los, eles renunciam ao que tinham empreendido.
Assim, o solo pedregoso teve falta de água, de tal forma que o germe da semente não chegou a dar o fruto da perseverança.
Mas a terra boa dá fruto pela paciência: entendamos por isso que as nossas boas obras podem ter valor se suportarmos pacientemente os inconvenientes que o nosso próximo nos provoca. Aliás, quanto mais avançamos para a perfeição, mais provas temos de suportar; uma vez que a nossa alma abandonou o amor do mundo presente, cresce a hostilidade desse mundo. É por isso que vemos muito que penam sob um pesado fardo (Mt 11, 28), sendo boas as suas obras.
Mas, de acordo com a palavra do Senhor, "eles produzem frutos pela sua perseverança", suportando humildemente essas provas, de tal forma que, após terem penado, serão convidados a entrar na paz do céu."

Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.