"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Itália rejeita introduzir homofobia como agravante em agressões

EFE

"A Câmara dos Deputados da Itália rejeitou hoje a proposta de lei apresentada pelo opositor Partido Democrata (PD) que pretendia introduzir o agravante de discriminação com base na condição sexual nos crimes por agressões cometidas no país.

A "lei Concia", em referência à deputada do PD Anna Paola Concia, que promoveu a proposta, foi rejeitada com base em uma questão de inconstitucionalidade apresentada pelo conservador partido União dos Democrata-Cristãos e Democratas de Centro (UDC), que contou com o respaldo da coalizão de Governo.

A questão da inconstitucionalidade obteve finalmente 285 votos a favor, 222 contra e 13 abstenções, depois que a Câmara Baixa rejeitou previamente que o texto da proposta de lei do PD voltasse à Comissão de Justiça para uma nova revisão à formulação.

O Partido Democrata tinha proposto a introdução do agravante de discriminação pela condição sexual após o aumento da violência nas ruas do país contra homossexuais, o que levou à convocação de uma grande manifestação contra a homofobia em Roma no sábado passado.

A proposta de Concia tinha o apoio, inclusive, do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, membro do Partido da Liberdade (PDL), legende que hoje votou contra a medida, junto com seu aliado Liga Norte (LN).

O resultado da votação gerou grande mal-estar entre a oposição, sobretudo na deputada que impulsionou a norma, que afirmou pouco depois que tinha "vergonha" de pertencer ao Parlamento italiano e que voltará a formular a proposta na Comissão de Justiça.

"O voto de hoje contra a lei sobre a homofobia tira o véu das falsidades e diz claramente quem na Itália está a favor e quem é contra os direitos", afirmou a porta-voz do PD na Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, Donatella Ferranti, em declarações publicadas pelos meios de comunicação italianos.

O líder do UDC, Rocco Butiglione, expressou sua "satisfação" com o fato de que a Câmara dos Deputados tenha aprovado sua questão de inconstitucionalidade.

"Somos contra a discriminação aos homossexuais e condenamos qualquer ato de violência, mas se fala hoje na sala parlamentar como se não houvesse nenhuma proteção jurídica para os homossexuais na Itália, enquanto a proteção jurídica existe e é a mesma que a lei define para todos os outros cidadãos", disse."

5 comentários:

Anônimo disse...

Hey,

I'm here online for the kids of Haiti.

I'm here for a non-profit organization that gives time to
creating oppurtunities for the children in haiti. If anyone here wants to help then this is the site:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide kids in Haiti books and teach them.

Please check them out, they're real.

Anything would be appreciated

Anônimo disse...

hey all

I just wanted to introduce myself to everyone!

Can't wait to get to know you all better!

-Marshall

Thanks again!

Sara Rozante disse...

Welcome, Marshall!

Ad Jesum per Mariam,
Sara Rozante

Anônimo disse...

Easily, the post is really the best on this worthy topic. I agree with your conclusions and will thirstily look forward to your forthcoming updates. Saying thanks will not just be sufficient, for the great clarity in your writing. I will immediately grab your rss feed to stay privy of any updates. Solid [url=http://pspgo.info/favorites.html]beeting[/url] work and much success in your natural writing!

Sara Rozante disse...

Thanks, anonymous! Welcome!

Ad Jesum per Mariam,
Sara Rozante

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.