ANSA
"A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que não foi emitido "nenhum alerta" após a detecção do vírus da gripe A (H1N1) em perus de duas granjas da região de Valparaíso, no Chile.
"Não há nenhum alerta em relação ao contágio de perus em duas granjas chilenas. São eventos isolados", afirmou à ANSA o porta-voz do órgão, Gregory Hartl, que esclareceu não haver "sinais de uma eventual mutação do vírus, mas é naturalmente necessário continuar monitorando a situação".
O Chile, um dos países mais atingidos pela gripe A, já registrou mais de 12 mil casos da doença e 128 mortes, segundo dados recentes do Ministério da Saúde.
Na mesma linha da OMS, o especialista italiano Giovanni Rezza, epidemiologista e diretor do departamento de Doenças infecciosas do Instituto Superior de Saúde (ISS) da Itália, disse acreditar que "não deve haver um alarme", desde que "sejam casos isolados".
Rezza lembrou que o Chile não registrou o vírus H5N1, da gripe aviária, e portanto, "o fato de que nesta região o vírus A (H1N1) tenha aparecido em outros animais não aumenta o risco de mutação deste com outros vírus, como o H5N1", por exemplo.
Autoridades chilenas anunciaram ontem a descoberta, possível após uma empresa de criação de perus ter revelado no último dia 13 uma queda na produção de ovos nestas duas criações. As fazendas foram colocadas em quarentena e foram tomadas todas as medidas preventivas. Antes, a gripe havia sido registrada apenas entre humanos e porcos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário