"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

domingo, 9 de agosto de 2009

Mostrando biblicamente a autoridade de São Pedro

Nunca é demais ressaltar a autoridade de Pedro diante dos outros outros apóstolos.

"Tu és Simão, filho de João, mas te chamarás Cefas (Pedra)." (Jn 1,42)


Este homem se chamava Simão, mas quando Jesus o vê pela primeira vez, muda seu nome e lhe diz que de agora em diante se chamarás Cefas.
Isso se deve porque para eles, o nome significava algo importante em sua vida, ou à missão que desempenharia. Veja:

Moisés = retirado da água
Abraão = Pai das nações
Sara = princesa
Emanuel = Deus conosco

É por isso que Jesus desde o princípio, já estava marcando um sinal de que este homem seria na Igreja, a Pedra.
Desde o princípio, Jesus já viu qual apóstolo iria ser na Igreja: uma Pedra ou base principal. À nenhum outro apóstolo colocou esse nome.
Jesus será a Pedra angular (Ef 2,20) e Pedro será a Pedra, a Rocha. Não há nenhuma contradição nisso.

"Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei Minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18)

Aqui vemos como depois de um tempo e diante dos outros apóstolos, quando Pedro reconhece que Jesus é o Messias, somente à ele disse que daria as chaves do Reino. Se trata de uma forma simbólica, mas muito clara acerca de como Ele estava dando mais autoridade que à qualquer outro de seus discípulos.
Avancemos.

"Simão! Simão! Eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos." (Lc 22,31)

Agora a Bíblia nos mostra com toda clareza, como Jesus valoriza esse apóstolo de uma maneira diferente dos demais. Satanás queria peneirar à todos. Sem embargo, Jesus em vez de pedir por todos como seria lógico, somente pediu pelo apóstolo Pedro.
Ou seja, agrega que ele terá que fortalecer seus irmãos a voltar. Essa é precisamente a função do Papa, continuar a missão de Pedro de fortalecer-nos em nossa fé.

"Voltou e os encontrou dormindo. E disse à Pedro: Dormes? De modo que não pudeste permanecer desperto uma hora?" (Mc 14,37)

Era um dos momentos mais difíceis da vida de Jesus: Ele sai para orar.
Jesus retorna e encontra os três discípulos dormindo, mas em vez de chamar a atenção dos três, somente se dirige à Pedro e o recrimina por ter dormido. Por quê Jesus não corrige os outros apóstolos se também o estavam?
A resposta é óbvia. Quando em qualquer grupo ou organização algo não funciona, busca-se ao primeiro encarregado, responsável, chefe ou outra designação que o valha. Jesus tinha muito claro isso em sua mente, e por isso foi diretamente falar com Pedro.
Pedro também sabia e por isso aceitou sua responsabilidade.
Como vimos até aqui, bastaria para comprovar como todos os apóstolos não tinham a mesma autoridade. Havia a primazia de Pedro. Ele foi o primeiro Papa ou cabeça visível de entre os apóstolos.
Mas vamos mais uma vez à Bíblia para confirmar isso, e vemos Jesus diante dos outros apóstolos, dizendo somente ao apóstolo Pedro:

"Simão, filho de João, me amas mais do que estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Jesus disse: Apascenta minhas ovelhas." (Jn 21,15-18)

É no último evangelho, no último capítulo e durante os últimos momentos que Jesus compartilha com os apóstolos. Foi nesses momentos, sabendo que iria deixá-los, e prometendo-lhes que enviaria o Espírito Santo, sabe que tem que deixar alguém como pastor visível e confirma Pedro dizendo-lhe para que apascente suas ovelhas. Jesus havia dito que ele era o Bom Pastor, e agora que Ele não está fisicamente, lhe deixa essa responsabilidade.
Sem dúvida que Pedro era o Pastor visível (o Papa) que Jesus quis deixar-nos.
Um outro detalhe bíblico: Pedro sempre vinha em primeiro lugar.

É sumamente interessante notar para esse detalhe bíblico, que tiveram todos os escritores do Novo Testamento para com o apóstolo Pedro. Resulta que os livros do Novo Testamento fora escritos anos depois da Ascenção de Jesus, e apesar disso, todos os escritores na hora de mencionar à dois, três ou mais apóstolos, sempre colocaram-no em primeiro lugar.
Onde quer que você busque, encontrará essa ordem. É um importante detalhe que devemos ressaltar. Eles descreveram:
Pedro e João; Pedro, Tiago e João; Pedro e os onze. Já haviam passado 20, 40 ou 60 anos quando se escreveram as cartas e os Evangelhos, e eles não esqueceram o detalhe de colocar sempre Pedro em primeiro lugar.
A única vez em que colocaram o nome de Tiago antes de Pedro, é na carta aos Gálatas capítulo um, e isso foi porque ressaltam o papel de Tiago como novo bispo desse lugar. Fora isso, nunca no Novo Testamento mudaram a ordem dos apóstolos. Sempre colocaram Pedro em primeiro lugar.

Ao que parece, muitos irmãos protestantes não querem ver esta grande realidade.

Os primeiros livros depois dos Evangelhos são os Atos dos Apóstolos. É onde se narra o desenrolar da comunidade e a manifestação do Espírito Santo na vida da Igreja. Sem embargo, um estudo detalhado dos primeiros capítulos desses livros, nos comprovará que a Igreja, na prática, viu Pedro como cabeça visível.
Se as seitas religiosas duvidam, deem uma estudada no seguinte:

a)Quem foi que se prostrou para buscar o apóstolo que substituiu Judas?
Pedro - Atos 1,15

b)Quem foi o primeiro a pregar quando encheram do Espírito Santo?
Pedro - Atos 2,14-38

c)Quem foi o primeiro a realizar um milagre depois de Pentecostes?
Pedro - Atos 3,6

d)À quem encarceraram primeiro depois de Pentecostes?
Pedro - Atos 4,1-8

e)Quem foi o primeiro a impôr um castigo disciplinário na Igreja?
Pedro - Atos 5,1-10

Portanto, se puseram Pedro em primeiro lugar, foi porque estavam 100% convencidos, igual à nós católicos de hoje, que ele era o primeiro Papa ou pastor universal.

Os ortodoxos, os protestantes e as seitas, ao não aceitar esse presente que Jesus Cristo quis deixar-nos, acabaram dividindo-se cada vez mais e aleijando-se do Verdadeiro Evangelho que nos deixou Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.