"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sábado, 30 de maio de 2009

Hospital de Berlim pode ter descoberto o corpo de Rosa Luxemburgo

Der Spiegel

"O túmulo de Rosa Luxemburgo há muito tempo atrai visitantes de esquerda. Mas um patologista de Berlim acredita agora que corpo dela pode não ter jamais ocupado a tumba. O médico afirma que um corpo que ele descobriu nas profundezas do porão de um hospital de Berlim pode ser o da revolucionária comunista que foi assassinada em 1919.

Por mais de 90 anos, Rosa Luxemburgo tem sido uma inspiração para esquerdistas e feministas de todo o mundo. Revolucionária comunista na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial, a sepultura dela é uma espécie de templo, sendo visitada todos os anos por uma procissão de velhos comunistas e jovens ativistas de esquerda, que caminham pelas ruas da antiga Berlim Oriental para depositar cravos vermelhos na sua tumba no Cemitério Friedrichsfelde, em Berlim.

Mas agora, uma descoberta surpreendente sugere que o corpo de Rosa Luxemburgo pode não ter jamais habitado essa sepultura tão reverenciada. Caso Michael Tsokos, diretor do Instituto de Medicina Legal e de Ciências Criminalísticas do Hospital Charité de Berlim estiver correto, o corpo de Rosa Luxemburgo ficou guardado no porão do hospital desde 1919." (Leia na íntegra)

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.