"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

sábado, 25 de abril de 2009

Islândia: Esquerda em vias de voltar ao poder

Euronews

"A Islândia vai este sábado às urnas nas eleições legislativas, precipitadas pela crise mais grave da sua história recente.

Os islandeses dividem-se entre uma adesão do país à União europeia. No governo são os Verdes que se opõem mas dizem-se prontos a dialogar após o escrutinio.

Uma sondagem divulgada esta semana confere aos sociais-democratas 29,2 por cento dos votos e o seu aliado na actual coligação, o movimento Esquerda-Verdes 27,2 por cento.

Os dois partidos formaram um governo interino, liderado pela primeira-ministra Johanna Sigurdardottir, depois dos conservadores terem sido afastados no final de Janeiro, s.na sequência de meses de protestos.

A actual chefe do governo não esconde que a prioridade do seu executivo caso vença as eleições é fazer parte da União Europeia e aderir ao Euro.

Seis meses passados desde o colapso da banca, a Islândia viu a sua moeda ser desvalorizada para mais de metade, a inflação subir para 15 por cento e o desemprego aumentar de 1 para 9 por cento."

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.