"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Entrevista com príncipe Dom Bertrand

S.A.I.R. Dom Bertrand: "A monarquia ajudaria a restaurar a moralidade. Ela cria na nação a consciência de que o país é uma grande família."

ACI/Jornal de Limeira

Dom Bertran cita Rui Barbosa para definir parlamento: "praça de negócios".

Em pleno século 21, ainda há partidários da monarquia no Brasil. E eles querem fazer este regime - que vigorou até a proclamação da República, em 1889 - voltar a comandar o País. Este é o tema do trabalho de conclusão de curso de sete alunos de publicidade e propaganda do Isca Faculdades.

Os estudantes estão elaborando um documentário sobre a história e a importância da família imperial brasileira. Dentre os 12 bisnetos da princesa Isabel, os alunos entrevistaram o príncipe Dom Bertrand de Orleans Bragança, de 68 anos. Herdeiro do trono, ele fala sobre temas polêmicos e diz que é possível reimplantar a manarquia no Brasil.

Formado pelos alunos Bruna Araújo, Carmen Bonachera, Eduardo Belluzzo, Felipi de Lucca, Fred Dally, Raoni Gracio e Raphael Moraes, o grupo tem intenções de lançar o trabalho em todo o País. "Nosso objetivo é conseguir apoio cultural e financeiro por meio da Lei Rouanet e divulgar o documentário em todo o Brasil", diz Dally.

Na entrevista com o monarquista, os alunos também fizeram perguntas sugeridas pela redação do Jornal de Limeira. Lei trecho da entrevista:


ALUNOS - Para o sr., qual a importância da família imperial na história do Brasil e atualmente?
Dom Bertrand de Orleans e Bragança -
Com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, nasceram todos os fundamentos absolutos da história da nação necessários para a construção de nossa nacionalidade. Graças à independência que D. Pedro 1º decretou, o país manteve sua integridade numa qualidade admirável, invejada por todos os nossos vizinhos.

ALUNOS - O sr. acha que ainda há espaço para se pensar num regime monárquico?
Dom Bertrand -
Com toda certeza, pois é certo que a república fracassou e não há hoje em dia quem tenha a coragem de dizer que ela teve bom resultado no Brasil.

ALUNOS - Como o sr. avalia o alto grau de corrupção nas diversas esferas da política no Brasil?
Dom Bertrand -
É fruto do regime republicano. Rui Barbosa, republicano que redigiu o decreto de Proclamação da República, algum tempo depois, vendo o desastre que foi a república, dizia que "na monarquia, o parlamento é uma escola de estadistas, na república transformou-se numa praça de negócios". Não sei o que ele diria se fosse a Brasília hoje em dia.

ALUNOS - Como eliminar a corrupção no Brasil?
Dom Bertrand -
Esse quadro de corrupção é muito mais o resultado de uma crise moral e até religiosa, do que apenas uma crise social, econômica e política. A monarquia ajudaria a restaurar a moralidade. Ela cria na nação a consciência de que o país é uma grande família.

ALUNOS - Muitos críticos dizem que o quadro político do Brasil é fruto desde a época da colonização. O que o sr. tem a dizer sobre isso?
Dom Bertrand -
Não é verdade. Isso não corresponde à realidade histórica. Rui Barbosa diz que de tanto ver triunfar a iniquidade, de prosperar a desonra, crescer as injustiças, a nação tem até vergonha de ser honesta. Essa foi obra da república nos últimos anos. Ninguém nunca acusou dom João 6º de qualquer coisa errada.




Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.