"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

domingo, 25 de maio de 2014

Tempo Pascal (VII)

Oração Preparatória

     Senhor Jesus, com Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte e vives para sempre comunicando-nos a vida, a alegria, a esperança firme.

     Tu que fortaleceste a fé dos Apóstolos, das mulheres e de Teus discípulos ensinando-os a amar com obras, fortalece também nosso espírito vacilante, para que nos entreguemos completamente à Ti.

     Queremos compartilhar contigo e com Sua Mãe Santíssima a alegria de Tua Ressurreição gloriosa.

     Tu que nos abriu o caminho para o Pai, faz com que, iluminados pelo Espírito Santo, regozijemos um dia da glória eterna.

SÉTIMA ESTAÇÃO
NO CAMINHO DE EMAÚS

Fonte: www.it.wahooart.com

     Nesta mesma tarde dois discípulos voltam desiludidos para suas casas. Mas um caminhante devolve suas esperanças. Seus corações vibram de alegria com Sua companhia, no entanto só abrem seus olhos ao vê-Lo partir o pão.

     Do Evangelho segundo São Lucas 24, 13-32.

     Dois discípulos de Jesus iam andando aquele mesmo dia à uma aldeia chamada Emaús (...) Enquanto conversavam e discutiam, Jesus em pessoa aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles. Mas seus olhos não eram capazes de reconhecê-Lo (...) E começando por Moisés e seguindo pelos profetas, lhes explicou o que se referia à Ele em toda a Escritura. Já próximos da aldeia onde iam, Ele lhes fez um gesto de seguir adiante; mas eles disseram: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando". E entrou para ficar com eles.

     Sentado à mesa com eles, tomou o pão e abençoou, partiu e deu à eles. Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Eles comentaram: "Não ardia nosso coração enquanto nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" (cf. Mc 16, 12-13).

Comentário

     Os de Emaús iam tristes e desesperançados: como tantos homens e mulheres que vêm com perplexidade como as coisas não saem segundo haviam previsto. Não acabam de confiar no Senhor. No entanto Cristo "se veste de caminhante" para iluminar seus passos decepcionados, para recuperar sua esperança. E embora lhes explique as Escrituras, seu coração, sem terminar de entender, se enche de luz, "arde" de fé, alegria e amor. Até que, postos à mesa, Jesus parte o pão e lhes abre a mente e o coração. E descobrem que era o Senhor. Nós compreendemos com eles que Jesus nos acompanha no nosso caminho diário para encaminharmos à Eucaristia: para compartilhar Sua Palavra e partir o Pão.

Oração

     Senhor Jesus, quantas vezes estamos de volta de tudo e de todos, tantas vezes estamos desenganados e tristes! Ajuda-nos a descobrir-Te no caminho da vida, na leitura da Tua Palavra e na celebração da Eucaristia, onde Te ofereces à nós como alimento cotidiano. Que sempre nos leve à Ti, Senhor, um desejo ardente de encontrar-Te também nos irmãos.

ORAÇÃO FINAL

     Senhor e Deus nosso,
     fonte de alegria e esperança,
     vivemos com Teu Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo;
     faz com que a contemplação destes mistérios nos encha de Tua graça e nos capacite
     para dar testemunho de Jesus Cristo
     em meio ao mundo.

     Te pedimos por Tua Santa Igreja:
     que seja fiel reflexo
     das pegadas de Cristo na história e que, cheia do Espírito Santo,
     manifeste ao mundo os tesouros de Teu amor,
     santifique Teus fiéis com os Sacramentos e faça partícipes à todos os homens
     da ressurreição eterna.
     Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.