"As obras de Suas mãos são verdade e justiça; Imutáveis os Seus preceitos; Irrevogáveis pelos séculos eternos; Instituídos com justiça e eqüidade." - Salmo 110, 7-8

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Estudante ganha processo contra professor ateu

Foxnews - (Tradução capenga feita por mim)

Um juiz federal determinou que um professor de história do ensino médio público violou a Primeira Emenda, quando ele chamou o criacionismo de "bobagem supersticiosa", durante uma palestra em sala de aula.

"O juiz James Selna proferiu a sentença depois de 16 meses de batalha legal entre o estudante Chade Farnan e seu ex-professor, James Corbett.

O processo de Farnan foi na E.U. District Court, em 2007, alegando que Corbett violava a cláusula de estabelecimento da Primeira Emenda, fazendo observações repetidas em sala de aula que eram hostis à fé cristã.

Mais de 20 declarações feitas por Corbett, durante um dia de aula, foram gravadas por Farnan, para apoiar as alegações de um método de ensino mais amplo que "favorece a descrença sobre a religião" e fez estudantes cristãos se sentirem desconfortáveis.

Durante o curso do processo, o juiz considerou que a maioria das declarações citadas no documento do tribunal não violava a Primeira Emenda, porque não se referem diretamente à religião ou foram apropriados no contexto da aula em sala de aula.

Mas Selna decidiu que os comentários, onde Corbett se refere ao criacionismo como "um disparate, religiosos supersticiosos," violou direitos constitucionais.
Farnan não está interessado em danos monetários, disse seu advogado, Jennifer Monk.

Em vez disso, ele pretende pedir ao tribunal para proibir Corbett de fazer comentários semelhantes no futuro. A família Farnan também gostaria que o distrito escolar monitorasse a sala de aula de Corbett para futuras violações, disse Monk.

"Eles perderam, ele violou a cláusula de estabelecimento", disse à Associated Press em uma entrevista por telefone. "Na nossa perspectiva, se ele violou-a com uma instrução ou com 19 afirmações é irrelevante".

Na sua tomada de decisão, Selna escreveu que ele tentou equilibrar os direitos de Farnan e Corbett.

"O tribunal que está regendo hoje, reflete a necessidade constitucionalmente permissível até mesmo por discussão expansiva se um determinado tópico pode ser ofensivo a uma religião particular", o juiz escreveu. "A decisão também reflete que há limites. ... A decisão de hoje protege Farnan, mas também protege os professores como Corbett no desempenho das suas funções de ensino".

Corbett, um veterano de 20 anos de ensino, permanece em Capistrano Valley High School.

Farnan agora é um júnior na escola, mas desistiu da aula avançada de história européia de Corbett, após o professor fazer os comentários.


A cláusula de estabelecimento da Primeira Emenda proíbe o governo de fazer qualquer lei que estabeleça uma religião. A cláusula foi interpretada pelos tribunais dos EUA, também para proibir funcionários do governo de exibir hostilidade religiosa.

Selna disse que apesar de Corbett somente ter violado a cláusula de estabelecimento, em uma única instância, não podia desculpar ou ignorar o comportamento.

Corbett declinou comentar em todo o contencioso. Seu advogado, Dan Spradlin, não retornou imediatamente uma mensagem deixada pela Associated Press.

Spradlin afirmou, no entanto, que Corbett fez a observação sobre o criacionismo durante uma discussão em sala de aula sobre um caso de 1993 em que um ex-professor de ciências do Capistrano Valley High, processou o distrito escolar porque exigia instrução em evolução.

Spradlin disse que o que Corbett fez, foi simplesmente expressar que o ex-professor não deveria ter apresentado seu ponto de vista religioso aos estudantes.

A família Farnan divulgou um comunicado dizendo que a sentença do juiz é uma reivindicação dos direitos constitucionais do adolescente.

Nenhum responsável pelo Capistrano Unified School District, que pagou o advogado de Corbett, foi encontrado para falar sobre o comportamento dele na sala de aula."

Três dos comentários ofensivos feitos por Corbett:

1- "Quando você coloca os óculos de Jesus, você não pode ver a verdade."

2- "
Os conservadores não querem que as mulheres evitem a gravidez - que está interferindo na obra de Deus."

3- "Quando vocês oram pela intervenção divina, vocês estão esperando que o monstro espaguete venha ajudá-los a obter o que desejam."

Um comentário:

Partido Alfa disse...

Se a Lei americana valesse aqui, botava quase todo esse governo na cadeia. Ou eles se convertiam imediatamente na Universal. Lógico, só poderia ser lá.

A autora

Minha foto
Filha da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.